sábado, 16 de abril de 2011

O que é uma seita ?

 O  QUE É UMA SEITA?

Texto base: (I Pedro 3:15) - Antes, santificai ao SENHOR Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança

Introdução


Santo Agostinho disse que era "inteiramente  impossível, ou em todo caso, a coisa mais difícil, definir seitas e heresias".
Dave Bressel afirmou que: "É impossível definir uma seita a menos que se o faça em comparação com o padrão absoluto das Santas Escrituras".
Para Igreja evangélica Brasileira, de modo geral, seitas é um movimento que se denomina (falsos ensinos)  a que há em vós,
l- Definições         
O termo seita, em si, vem do latim secta, que significa partido, escola filosófica, e muitas vezes, está ligado ao verbo sequi, que significa Seguir. Há quem o associe ao verbo secáre, que possui o sentido de cortar (o galho de uma arvore),
Ou seja, separar a parte de um todo. A palavra heresia é praticamente a transliteração do latim
Haeresis (capacidade de escolher), usada no sentido de grupo, partido filosófico ou religioso, ou qualquer aglomeração de pessoas em torno de determinado conceito ou objetivo.
Este termo foi traduzido da vulgata por seita. No sentido original, significa escola ou modo de pensar e de viver que é seguido por pessoas . O sentido original não é pejorativo, visto que o próprio cristianismo fio denominado seita 
(Atos 24:5) - Temos achado que este homem é uma peste, e promotor de sedições entre todos os judeus, por todo o mundo; e o principal defensor da seita dos nazarenos.

Com o tempo, o termo foi adquirindo um significado negativo, de espírito sectário, estreito, agressivo .Atualmente quando se fala de seita pensa-se num sistema, num grupo religioso, que possui uma doutrina particular, princípios próprios, que diferem daqueles que dirigem o corpo de cristo.
Na realidade, nenhuma seita se considera tal. São igrejas e outros movimentos que as denominam assim.
Segundo a fé cristã ortodoxa, seita é todo grupo que ensina doutrinas espúrias que atentam contra as doutrinas fundamentais do cristianismo bíblico tipo: Ressurreição corpórea de Jesus,  
(João 20-25) - Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.
Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.
(João 20:27) - Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente,  
Trindade
(Gênesis 1:26) - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
(João 10:30) - Eu e o Pai somos um.  
                                                               Divindade de Jesus,
(João 1:-3) - NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
(João 1-14) - Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem,   mas de Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. 

Salvação pela fé
(Romanos 10:8, 9) - Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos,
A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.   (Romanos 10- 11. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. 
Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.    Inerrância das Escrituras
(I Timóteo 1:15) - Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.  Apesar de seitas e heresias partilharem de um mesmo estudo, heresia se diferencia de seita pelo fato de tratar mais diretamente do conteúdo ensinado pelo seu grupo. Isso se expande não somente a grupos considerados seitas, mas também aos conjuntos de doutrinas, mesmo evangélicas, não condizentes com a suficiência das escrituras e com os princípios elementares da palavra de Deus.
 l  Características das seitas.
Para identificar uma seita, basta verificar se ela está fundamentada em heresias. Existem alguns aspectos muito comuns a elas.
  ll. Novas verdades .
Há princípios equivocados, adicionados e/ou subtraídos em uma seita, em relação à palavra de Deus. 
 Um desses princípios é com relação ao  ensino sobre a salvação, em que o homem desenvolve. Não é assim que a bíblia ensina.
   lll. Novas interpretações da Bíblia.
    Usam meios que não são legítimos para a interpretação Bíblica.  Para interpretar determinadas passagens Bíblicas, é necessário que observemos o momento histórico, estudemos a gramática e o modo de expressar as idéias na época: verificar
Se è uma passagem que podemos entender ao pé da letra ou
             Se está sob forma de símbolo.
      IV. Uma fonte não-bíblica da autoridade
Em uma seita, a Bíblia é uma fonte secundária.
Os seguidores crêem na Bíblia se forma parcial, ou simplesmente não acreditam nas Escrituras. Admitem ás vezes, que alguns livros inspirado. No entanto, consideram seus próprios escritos maior autoridade que a palavra.
  V. Um outro Jesus
Jesus não é o centro da vida e adoração.
Geralmente as seitas diminuem a divindade e o senhorio de Cristo, tirando-Lhe a divindade.
Há os que são politeístas, os panteístas  (que identificam o universo com Deus), por exemplo.
Existem os que até não tiram a divindade de Jesus, mas não O consideram suficiente e o único caminho para Deus. 
VI. Profecias falsas
As verdades sobre céu e inferno dependem, na maioria das vezes, das visões que seus fundadores tiveram ou continuam tendo. É comum a ausência da graça de Deus e a desconsideração se seu juízo sobre pecadores
VII. Exclusivismo  
Dizem ser os únicos certos. Uma seita pode ter sido fundada há 5, 10, 100 ou 500 anos, não importa, seus adeptos afirmam que é a única que oferece a verdade. E por causa disto, são proselitistas, pescando no aquário de outros. Os evangélicos não afirmam que são os único certos, afirmam que Jesus Cristo é o único caminho.
(João 14:6) - Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.  
   Perfil de uma seita
Há indicações que precisamos conhecer para identificar uma seita. Por exemplo:
 l. Perfil do líder
É freqüentemente carismático e considerado muito especial por razões variadas.
Recebeu revelação especial de Deus.
Reivindica ser a encarnação de uma deidade, anjo, ou mensageiro especial.
Reivindica ter habilidades especiais.
Está quase sempre acima da repreensão, e os seguidores não podem negar ou contradizer suas palavras.  
 2. Perfil dos adeptos
Quem é vulnerável a entrar para uma seita?
Qualquer pessoa pode ser convencida a entrar para uma seita: rica, pobre, letrada ou não, idosa, jovem, religiosa, atéia, etc.
Pessoas desencantadas com sua religião.
Os intelectualmente confusos em relação a assuntos religiosos e filosóficos.
Os desiludidos com a sociedade.
Aqueles com necessidade de verdadeiras amizades e apoio.
Pessoas emocionalmente carentes.
Indivíduos que não têm definido seu propósito de vida.
Pessoas financeiramente necessitadas. Por que alguém entra em uma seita?  
Por que ela satisfaz necessidades psicológicas de pessoas com personalidade fraca, facilmente manipuláveis.
Para um possível membro, a seita pode ser atraente pela rigidez moral e demonstração de pureza; pela possibilidade de segurança financeira prometida pelos líderes ou outras possíveis recompensas materiais ou espirituais
3.Por que as pessoas se mantêm na seita? 
Por dependência - As pessoas querem freqüentemente ficar, por que sua seita vai ao encontro de suas necessidades psicológicas, intelectuais e espirituais.
Por isolamento – O contato com pessoas de fora do grupo é reduzido e cada vez mais a vida do membro é construída ao redor da seita.
Por substituição – Os companheiros de seita ocupam freqüentemente o lugar do pai, mãe, pastor, professor,
Por obrigação – O membro fica comprometido com o grupo, emocional e, ás vezes, financeiramente.
Por culpa – É lhe dito que se sair da seita é trair o líder, Deus e o grupo.
Por ameaça – Se houver abandono haverá retaliações (prejuízo de alguma forma para o ex-adepto da seita).
 Conclusão
Em todo esquema herético, os líderes possuem ou dizem possuir experiências religiosas. Os métodos doutrinadores das seitas são muito eficazes e, por Isso, têm alcançado muitas vidas. Simplicidade suposta convicção são estratégias comuns entre as seitas. A pessoa que não estiver esclarecida a respeito delas torna-se presa fácil. Não somente os jovens chegam a ser alcançados por doutrinas falsas. Há situações em que o espírito inquieto, insatisfeito são como uma mola que impulsiona o jovem a uma seita,Por isso, há conselhos bem práticos na palavra de Deus que ajudam a lidar com seitas e heresias.
Vejamos dois deles,Nunca duvide da divindade de Jesus
-“Deus foi manifestado em corpo, justificado no Espírito,
 “Visto pelos anjos, pregado entre as nações, crido no mundo, recebido na glória” (I Tm 3:16 ).

2. Esteja sempre pronto e bem instruído na Palavra para defender sua fé


"Antes, santifiquem Cristo como Senhor em seu coração". Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da esperança que há em VOCÊS, l PE,3 ,15, Que Deus nos abençoe em  nome de Jesus , á levarmos esta palavra  com muito amor aos nossos contemporâneos.  Leia e faça o que aprópria Bíblia nos orienta e certamente você será muito abençoado(a).em nome de Jesus. um forte  abraço de seu irmão, em  Cristo. Dc. Edson Silva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário