sexta-feira, 11 de maio de 2012

O perigo de barganhar com Deus

1. Perigo de se ter um Deus imanênte, mas não transcedente. Embora, Deus seja grande Criador, intervém  na sua criaçãoe se relaciona com ela (imanêcia) (2co 6.16.E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.Não estamos entregues á propria sorte. O Senhor tem prazer em nos abençoar. Entretanto, não podemos nos esquecer que Ele é soberano  e está acima de toda criação ( transcedencia).Podemos vê-lo nas coisas criadas (Sl 19.1.Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.
mas isso não significa que tudo é Deus, porque ele é disto de sua criação (  transcedencia). Ao priorizar a relação de Deus com acriação, ateólogia da prosperidade ignora propositalmente  a soberania e vontade divina . O todo-poderoso acaba por torna-se uma simples marionete nas mãos do ser humano.Nessa concepção, o papel de Deus assemelha-se ao de um garçon que existe apenas para servir e sadisfazer as exigência dos seus clientes.

 2. O perigo de transformar o sujeito em objeto.       
A teologia da barganha transforma o acessório em objtivo. 
Transforma gente em mercadoriae a fé em um grande negócio! Observa-se hoje que muitos pregadores midiáticos mantêm seus ministérios não para aglória de Deus, mas para atenderem uma demanda do mercado religioso.É umevangelho que procura satisfazer vontades e não necessidades.Oculto que á luz da Bíblia dever estar em torno de Deus,passa a ser tão somente um momento de autossatisfação. Isto quer dizer que os bens materiais passam a ser a razão de viver das pessoas.É a doração á criatura em vez do criador (Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;
Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
Romanos 1:23-25).

3. Operigo da espiritualidade fundamentada em técnicas e não em relacionamentos.
Aprática de barganha transforma o relacionamento com Deus em algo meramente técnico e interesseiro.Para que gastar horas buscando a Deus em oração se é possivél encurtar o caminho atravéz de "formula de fé"que tem o poder de colocar Deus na parede?. A fé é reduzida a uma formula e Deus a um bem de consumo! Orelacionamento com eterno deixa de existir  e é substituido por um jogo de interesses onde se objetiva unicamente a aquisição de vantagens materiais e muitas vezes iníquas. Tal ensino faz da vida cristã algo superficiale vergonhoso .Aquilo que Paulo ensinou sobre  piedade em 1Tm.4,7



      

Nenhum comentário:

Postar um comentário