sábado, 20 de outubro de 2012

“A TRAVESSIA DO MAR VERMELHO”.


ÊXODO 14.15-31.

Neste drama baseado em fatos reais conta como Deus, tirou os hebreus dos domínios de Faraó. 

Capitulo. 14; 10-31

“A TRAVESSIA DO MAR VERMELHO”.


10 Quando Faraó se aproximava, os filhos de Israel levantaram os olhos, e eis que os egípcios marchavam atrás deles; pelo que tiveram muito medo os filhos de Israel e clamaram ao Senhor:


11 e disseram a Moisés: Foi porque não havia sepulcros no Egito que de lá nos tiraste para morrermos neste deserto? Por que nos fizeste isto, tirando-nos do Egito?


12 Não é isto o que te dissemos no Egito: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no deserto.

Então, como esta a sua expectativa para continua lendo esta empolgante história? Esta com sono?Há só mais alguns versículos!!!Vamos continua!    

13 Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que ele hoje vos fará; porque aos egípcios que hoje vistes, nunca mais tornareis a ver;

14 o Senhor pelejará por vós; e vós vos calareis.

15 Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? dize aos filhos de Israel que marchem.   Eu, não disse que era empolgante?E o melhor é que é verdade! Creia! Tome posse, seja valente, corajoso e sincero e mim diga, se vale apena investir nas coisas espirituais, pois elas te abriram o mar, este mar muitas vezes nos traz desespero, medo, vontade de desistir... continue.lendo..      
16 E tu, levanta a tua vara, e estende a mão sobre o mar e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.

17 Eis que eu endurecerei o coração dos egípcios, e estes entrarão atrás deles; e glorificar-me-ei em Faraó e em todo o seu exército, nos seus carros e nos seus cavaleiros.

18 E os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando me tiver glorificado em Faraó, nos seus carros e nos seus cavaleiros.

19 Então o anjo de Deus, que ia adiante do exército de Israel, se retirou e se pôs atrás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles e se pôs atrás,

Salmos 34.7,8.
7, O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.
8, Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia.

20 colocando-se entre o campo dos egípcios e o campo dos israelitas; assim havia nuvem e trevas; contudo aquela clareava a noite para Israel; de maneira que em toda a noite não se aproximou um do outro.

21 Então Moisés estendeu a mão sobre o mar; e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite, e fez do mar terra seca, e as águas foram divididas.

22 E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas foram-lhes qual muro à sua direita e à sua esquerda.

23 E os egípcios os perseguiram, e entraram atrás deles até o meio do mar, com todos os cavalos de Faraó, os seus carros e os seus cavaleiros.

24 Na vigília da manhã, o Senhor, na coluna do fogo e da nuvem, olhou para o campo dos egípcios, e alvoroçou o campo dos egípcios;

25 embaraçou-lhes as rodas dos carros, e fê-los andar dificultosamente; de modo que os egípcios disseram: Fujamos de diante de Israel, porque o Senhor peleja por eles contra os egípcios.

26 Nisso o Senhor disse a Moisés: Estende a mão sobre o mar, para que as águas se tornem sobre os egípcios, sobre os seus carros e sobre os seus cavaleiros.

27 Então Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o mar retomou a sua força ao amanhecer, e os egípcios fugiram de encontro a ele; assim o Senhor derribou os egípcios no meio do mar.

28 As águas, tornando, cobriram os carros e os cavaleiros, todo o exército de Faraó, que atrás deles havia entrado no mar; não ficou nem sequer um deles.

29 Mas os filhos de Israel caminharam a pé enxuto pelo meio do mar; as águas foram-lhes qual muro à sua direita e à sua esquerda.

30 Assim o Senhor, naquele dia, salvou Israel da mão dos egípcios; e Israel viu os egípcios mortos na praia do mar.

31 E viu Israel a grande obra que o Senhor operara contra os egípcios; pelo que o povo temeu ao Senhor, e creu no Senhor e em Moisés, seu servo.

João 5.39-47.
39 Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim;

40 mas não quereis vir a mim para terdes vida!

41 Eu não recebo glória da parte dos homens;

42 mas bem vos conheço, que não tendes em vós o amor de Deus.

43 Eu vim em nome de meu Pai, e não me recebeis; se outro vier em seu próprio nome, a esse recebereis.

44 Como podeis crer, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus?

45 Não penseis que eu vos hei de acusar perante o Pai. Há um que vos acusa, Moisés, em quem vós esperais.

46 Pois se crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim ele escreveu.

47 Mas, se não credes nos escritos, como crereis nas minhas palavras?

Bem chagamos no fim deste capitulo, espero que você tenha ficado acordado pacientemente para vê o fim, mas o fim desta história vai depender da sua escolha pessoal, de obedecer ou não, Ao autor desta história.    

Ou seja, ao Espírito Santo! Que Deus em Cristo Jesus os abençoe.

Um comentário:

  1. Grande jornada, caminho dificio e arduo, o grande porém da histÓria era o guia: o próprio "CRISTO".E mesmo em meio a tantos desabores a confiança em um Deus que se fez ponte para a travessia de tantas tormentas, decidir-se por ele que é: ALFA e OMEGA, certeza da vitória,você descreve muito bem como devemos verdadeiramente nos agarrar a esse Deus que é : PAI,FILHO E ESPIRITO SANTO. Compreendie que sou nada, um nada sem tamanho, o resta de alguma coisa. Continue homem de Deus a ser uma ponte para os que tem sede da palavra,bendito seja Deus por sua escolha, honre o grande dom que de Deus recebeste : a graça de levar conhecimento aos que precisam e buscam(e aos que também não conhcem e nem buscam).

    ResponderExcluir