quarta-feira, 4 de abril de 2012

Raizes da Teologia da Prosperidade



Gnosticismo.Ainda em seus prímordios, a igreja cristã teve que refutar uma doutrina que demonstrou ser nociva para a fé evangélica:o gnosticismo.Tratava -se de uma crença que se originou antes de Cristo, e está associada aos sírios,babilônicos, egípcios e grego.Tal ensino afirmava que a matéria era má e o  espirito bom. Esse dualismo entre a matéria e o espirito (filosofia do antigo platonismo)levou seus adeptos a negar realidade da matéria.já que a matéria não era real, o sofremento também não passava de ilusão. A influencia desse pensamento sobre a igreja a igreja primitiva pode ser percebida nas crença que negava  a natureza humana de cristo. Em outras palavras, Cristo sendo bom não poderia habitar em um corpo fisico que era mau.Essa forma de crer levou o a postólo João a combate-los veementemente(1Jo 2.23;4.2,3;15).Foi a parte das crenças gnósticas que sugiram os modismo e heresisas que viriam ameaçar está a pureza da doutrina cristã. Entre estas ameaças está a teologia da prosperidada e testamento.
 2. Crenças perigosas.Taís pensamantos não ficaram restritos ao passado,pois a humanidade adora especulações(ec 7.29).para se entender o surgimento da teologia da prosperidade,é preciso conhecer um pouco da históriade de Phineas Quimby (1802-1866) Criador do chamado"novo Pensamento".Quimby - estudou espiritismo,ocultismo,parapsicologia e hipnose e,além de panteísta e universalista, acreditrava também que o homem tem parte na divindade. Por isso, defendia que o pecado e a doença existem apenas na mente.Mary Baker Eddy 91821-1910)Fundadora da "Ciência  Cristã ", tornou-se discipula de Quimby após ser, supostamente curada por ele.

3. Confissão possitiva. Acrença que diz  ser possível ao cristão viver em total saúde e prosperidade financeira é resultado da jun ção dessas ideias.A ponte entre as crenças do novo pensamento, Ciência Cristã e a fé propriamente dita, foi feita por W.Kenyon e posteriormente por Kenneth E. Hagin.

Kenyon foi um cristão devoto,mas contaminou-se com os ensinos da Ciência Cristã. Já Kenneth E. Hagin foi enfluenciado por Kenyon e deste obteve a maioria dos seus ensinamento. Hagin fundou seu ministério passando a divugar a teologia da prosperidade ou Confissão possitiva. Ao pregar que os cristão não podem sofre ou ficar doentes e que e defem ficar ricos á custa de sua fé, esse ensino tem produzido uma geração de crentes interesseiros  e materialistas. Deus "torno-se" refém de leis espirituais que Ele supostamente teria criado.O segredo é descobrir como usar tais leis e assim conseguir o que quiser.Uma das mais utilizadas é a do determinismo. Fórmula essa que tem a força de mandar  até mesm em Deus!.Umavez que essas distorções passaram a ser reproduzidas em todo o mundo, não tardaram a chagar aqui atravez dos que andam a procura de novidades, despresando a suficiência das escrituras(sl119.14,72;Mt.4;4; Jo 17.17.
II- Principais ensinamento da "Teologia da prosperidade"               
  1. Divinização do homem. 
Aparti de uma interpretação equivocada de salmos 82,6 os teólogos da prosperidade criaram a doutrinados "pequenos deuses". Kenneth Koperland, prgador da teólogia da prosperidade, a firmou certa feita: Cachorros geram cachorros, gatos geram gatos e Deus gera deuses"A intenção dessa toutrina é ensinar a"teologia do dominio" .Sendo deus, o crente agora poder tudo.Abíblia, diz que o homem é estruturamente pó(Gn 2.7;3.19).

Vamos ler João 15  
Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.
Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.
Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.
Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.
Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.
Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.
O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.
Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.
Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.
Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim.
Se vós fósseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.
Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.
Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.
Se eu não viera, nem lhes houvera falado, não teriam pecado, mas agora não têm desculpa do seu pecado.
Aquele que me odeia, odeia também a meu Pai.
Se eu entre eles não fizesse tais obras, quais nenhum outro tem feito, não teriam pecado; mas agora, viram-nas e me odiaram a mim e a meu Pai.
Mas é para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Odiaram-me sem causa.
Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.
E vós também testificareis, pois estivestes comigo desde o princípio.
Fiquem na paz do Senhor.

      
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário